domingo, 25 de outubro de 2009

Haja Coerência

No comments

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Academia Sporting, quanto vale?

Ciente das suas limitações financeiras o Sporting fez há alguns anos atrás uma aposta de risco, investir tudo na formação de jogadores de futebol. Desde sempre que o Sporting nos habituou a ter nos seus quadros jovens atletas de invulgar qualidade, os nomes saltam rapidamente à memória, Futre, Litos, Figo, Peixe, etc., povoaram o rectângulo mágico de Alvalade.

As estrelas nascidas da nossa formação nunca deixaram grandes troféus no nosso museu mas de alguns anos a esta parte têm vindo a rechear os nossos cofres, desde a venda do “Mini Milk” para Barcelona que o Sporting tem conseguido encaixar verbas interessantes (financeiramente fundamentais) com a venda dos direitos desportivos dos seus atletas.

A grande vantagem da aposta na formação na minha opinião não são essas mais valias, mas aquilo que o clube consegue poupar em aquisições por aproveitamento das suas camadas jovens. Numa análise fria sei que se tivermos a sorte (ou o engenho) de criar outro Figo, Ronaldo, Nani, etc., pouco tempo vamos conseguir desfrutar da sua arte. A sua qualidade é tal que depressa irá aparecer algum clube que não discute cada cêntimo gasto em ordenados e o leva para seu usufruto, ficando nós com o encargo de descobrir nova pérola.
Vendo a composição do plantel do Sporting exposta no site oficial do clube temos os seguintes jogadores da nossa cantera à disposição da equipa principal, a saber, Rui Patrício, Daniel Carriço, Ronny, Ibrahim, Adrien Silva, Miguel Veloso, João Moutinho, Cedric, Pereirinha, Yannick D’jálo, Renato Neto e Diogo Amado, 12 jogadores.

Claro que há nomes que apenas aqui estão por questões regulamentares, mas também há outros que já são estrelas (e ainda outros estrelinhas…), também estão em falta outros como os dois que recentemente mereceram chamada à equipa principal, André Marques e Carlos Saleiro.

De forma a ser possível ilustrar a minha opinião, atribuo um valor hipotético de dois milhões e meio (€ 2.500.000,00) a cada atleta, admitindo que este seria o valor médio que o Sporting teria de despender para refazer o seu plantel sem a sua cantera. Uns valeram mais, outros menos, mas grosso modo a Academia Sporting contribui com € 30.000.000,00 para o equilíbrio do plantel do Sporting, espero que este investimento continue e mesmo se fortaleça, os excelentes post’s que o Hugo Malcato tem feito deixam-me descansado e confiante no futuro.

Esta é para mim a importância e o valor que a Academia Sporting tem no Universo Sporting.
2 comments

sábado, 3 de janeiro de 2009

Luis Filipe Vieira confia em Vitor Pereira como confiou em Luis Guilherme

"Nunca vi um árbitro dar tantas entrevistas para justificar uma decisão, quase diria que se tentou convencer a ele próprio de que tinha razão.Para mim, tudo aquilo que se passou no jogo e depois dele foi uma surpresa desagradável em face da opinião que tinha de Pedro Henriques. No entanto, espero que aquilo que sucedeu no jogo com o Nacional tenha sido um acidente de percurso. Quero manter a minha confiança na Comissão de Arbitragem presidida por Vítor Pereira."
No comments